Idiomas: Escolha o seu idioma:

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010


Existem pessoas que, por terem maior bagagem de conhecimento que outras, se julgam superiores, achando-se com o direito de menosprezar aquelas que não dispõe do mesmo conhecimento, mas que nem por isso podem ser consideradas inferiores.

A propósito, recebi de uma amiga uma frase muito interessante. O nome do autor,é Zálkind Piatigórsky.

" A luz não vem ao mundo para zombar das trevas; mas iluminá-las."

Sem dúvida alguma... Essa é a atitude correta. Todo aquele que tiver mais "luz", deve procurar iluminar aqueles que não a tem, ao invés de menosprezá-los.

Nunca podemos nos esquecer ainda, de que não somos detentores do conhecimento absoluto. Sempre existe algo que não conhecemos.

Um grande cientista, pode possivelmente não saber consertar uma torneira.
Então, apesar de todo seu "cabedal de conhecimentos", ele vai precisar dos conhecimentos específicos de um "humilde" encanador.

Tudo na vida é uma troca de conhecimentos.
Assim sendo, antes de zombar de alguma pessoa que seja ignorante naquilo em que você é sábio, procure saber se seus conhecimentos são tão profundos, que dominam também a especialidade desse alguém.

Como é praticamente impossível ao cérebro humano absorver o conhecimento total, sempre devemos manter nossa humildade e, da mesma maneira que procuramos saber mais, também devemos dividir com os outros aquilo que sabemos, ao invés de nos vangloriarmos de nossos conhecimentos profundos sobre determinado assunto, tachando de ignorantes aqueles que não tem o mesmo grau de conhecimento.

Será que não existe alguma coisa que um faxineiro ou um deficiente mental, nos possa ensinar?
Não tenha dúvidas de que existe. Nem que seja uma lição de humildade. E essa, amigos,se bem aproveitada, pode nos ensinar a viver melhor...
Pode mostrar, inclusive, que o orgulho desmedido que muitas pessoas sentem por suas origens, por sua situação financeira, ou por seus conhecimentos, muitas vezes pode se virar contra elas mesmas, pois sua atitude acaba afastando as pessoas, que se cansam de certas atitudes prepotentes e as deixam sós. E de que vale o orgulho nessa altura dos acontecimentos?

Então amados... o importante mesmo é procurar dividir nossa "luz" com quem não a tem, ao mesmo tempo em que podemos nos iluminar um pouco com a "luz" que outras pessoas possuem, e da qual somos carentes. Assim, ao mesmo tempo em que aumentamos nossa "área iluminada", "iluminamos" áreas alheias.
Não lhes parece uma troca justa? 
Com Carinho...Célia ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário